Receitas saudáveis para o dia-a-dia.
18
Set
12


"O mais importante a lembrar nesta receita é comprar peixe fresco de boa qualidade, de peixaria ou supermercado local. Esta receita pode ser usada com vários tipos de pratos – Mostrei como ajustá-lo com o peixe, mas pode tentar usá-lo com qualquer coisa, desde pasta ao frango grelhado. Se quiser poupar algum tempo, duplique as quantidades e congele metade do molho (aguentará uns 2 meses), ou guarde no frigorífico por 1 semana. " - Jamie Oliver.


• 3 dentes de alho
• 1 punhado pequeno de manjericão
• azeite,

malagueta vermelha fresca

• 2 x 400g latas de tomates pelado
• sal marinho e pimenta fresca
• vinagre de vinho tinto
• 4 x 150g filhetes de peixe branco, como pescada, peixe gato, pode tb usar bacalhau, sem pele e sem espilha

• 1 mão cheia de azeitonas pretas

 

PARA FAZER O MOLHO


1. Descasque e pique finamente os dentes de alho. Pegue nas folhas de manjericão e meta de lado, pique finamente os caules.
2. Adicione uns bons goles de azeite numa panela larga e em lume médio. Adicione o alho e os caules do manjericão. faça alguns golpes na malagueta com a faca para que não rebente quando a cozinhar, e adicione na panela. Cozinhe lentamente até o alho amolecer mas não ganhe côr, mexendo ocasionalmente.
3. Adicione as latas do tomate e tempere suavemente com o sal e a pimenta. Deixe ferver em lume baixo por 30 minutos. Retire a malagueta. Parta e esmague os tomates com uma colher larga. Tempere o molho com muito cuidado para não exagerar, com mais um pouco de sal e pimenta se achar necessário, e adicione um pequeno gole do vinagre de vinho tinto para lhe dar um pouco de sabor extra.

PREPARAR E COZINHAR O PEIXE


4. Pré-aqueça o forno em 220°C/425°F/gas 7.
5. Deite o molho de tomate num tabuleiro para ir ao forno (com aprox. 20cm x 30cm). Tempere os filetes do peixe em ambos os lados com um pouco de sal e pimenta, deite-os por cima do molho. Esmague as azeitonas, usando a base de um jarro ou algo pesado, remova os caroços. Espalhe as azeitonas por cima do peixe. Depois as folhas do manjericão.
6. Deixe cozinhar no forno durante uns 15 minutos, ou até o peixe cozinhar (pode confirmar tentando cortar a parte mais grossa do peixe). Servir com batatas e salada.


publicado por MM às 14:05
pesquisar neste blog
 

arquivos
2013:

 J F M A M J J A S O N D

2012:

 J F M A M J J A S O N D

2011:

 J F M A M J J A S O N D

2010:

 J F M A M J J A S O N D